Vamos Cozinhar Notícias Nosso chefs Sabor e Saúde Bebidas Loja Fnac Siga o Vamos Cozinhar no Twitter


Sabor e Saúde

O consumo diário de café pode ajudar na prevenção do câncer de útero

por Kelly Stein, redação Vamos Cozinhar


Estudo japonês indica que mulheres que bebem 3 xícaras todo dia têm 60% menos chance de desenvolver a doença.

Enquanto o café é apontado muitas vezes como vilão, o Centro Nacional de Câncer do Japão comprova que o café ajuda na prevenção do câncer de útero. O estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão analisou 54 mil mulheres, com idade entre 40 e 69 durante 15 anos. Neste período, somente 117 mulheres do total tiveram câncer de útero. Os pesquisadores dividiram essas mulheres em dois grupos de acordo com o consumo de café. O grupo que tomou mais de três xícaras diariamente, tinha 60% menos de chance de desenvolver o câncer, ao contrário do que tomava café menos de vezes por semana.

Café

De acordo com a nutricionista clínica funcional, Daniela Jobst, a insulina em excesso pode fazer com que a mulher tenha predisposição a desenvolver o câncer. “E o café age na diminuição da insulina no corpo, diminuindo as chances dela desenvolver a doença”, explica.

Já para o médico oncologista e membro do conselho científico da Associação Brasileira do Câncer, Dr. Ricardo Caponero, conclusões como estas podem gerar uma “falsa esperança” nas pessoas. “É perigoso fazer este tipo de afirmação, pois muitas pessoas podem consumir café diariamente e deixar de fazer exames preventivos”, diz.

 

Para ele, os benefícios de uma dieta balanceada são bons em geral e, quando combinada com exercícios, ela é responsável pela qualidade de vida. “Mas não podemos comparar a eficácia das vacinas contra HPV ou o uso do preservativo com os benefícios do uso do café contra o câncer”, esclarece.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ideal é que a prevenção primária do câncer do colo do útero seja por meio do uso de preservativos durante a relação sexual. A prática do sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer. A principal estratégia utilizada para detecção precoce da lesão precursora e diagnóstico precoce do câncer (prevenção secundária) no Brasil é através da realização do exame conhecido popularmente como exame de Papanicolaou.



Veja também:



Newsletter Fale Conosco Política de Privacidade Imprensa